Significado dos Presentes dos Tres Reis Magos a Jesus

OS REIS MAGOS

                                                                                                REIS MAGOS – EPIFANIA

 por Maristela Porto

Os magos são mencionados no Evangelho de Mateus.  A Profecia falava que: Salmo 72: “Todos os reis cairão diante dele”.

Melchior, rei da Pérsia; Gaspar, rei da Índia; e Baltazar, rei da Arábia.

 Em hebreu, esses nomes significavam: “rei da luz” (Melchior), “o branco” (Gathaspa) e “senhor dos tesouros” (Bithisarea).

Devemos aos magos a tradição de dar presentes no Natal. No ritual da antigüidade os presentes eram assim designados: -Ouro era o presente para um rei (realeza). Riqueza interna que os Reis Magos sentiram quando se aproximavam do menino Jesus.

 Ao primeiro contato com a Estrela (alegria que sentiram). Ouro, símbolo de sabedoria universal.

- Incenso, para um religioso (simbolizava a fé). Retorno interno ao sagrado, às bênçãos que precisamos receber e doar. Simboliza o abençoar alguém e o coração sentir a verdadeira alegria. Oferenda devocional oferecida aos deuses.

- Mirra, para um profeta (a mirra era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a mortalidade). A mirra a resina antisséptica simbolizava a pureza. o imortal, o cheiro que emana e faz a ligação ao Divino e ao Eterno. Símbolo para a vitória sobre a morte.

No contexto bíblico, a palavra “mago” não significa bruxo ou feiticeiro, mas sim assume o sentido de sacerdote ou sábio. Eles possuíam poderes e dons divinos.

Os Reis Magos perguntaram: “Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos o seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem”. O rei Herodes perguntou, onde o Messias devia nascer e e Eles disseram: em Belém da Judéia. Herodes chamou os três Reis Magos e perguntou a época exata do aparecimento da Estrela de Belém e mandou os Reis à a Belém dizendo: “Ide informar-vos com exatidão acerca do menino; e, quando o tiverdes encontrado, avisai-me para que também eu vá prestar-lhe homenagem”.

Os Reis Magos avistaram o astro (a Estrela de Belém) à sua frente até parar em cima do lugar onde estava o menino. Quando viram a Estrela sentiram uma alegria muito grande. Entraram na casa e viram o menino com Maria.

Eles foram avisados em sonho de que não voltassem para contar tudo a Herodes, então eles retornaram à sua pátria por outro caminho. O nascimento de Jesus significa o nascimento da Luz Divina na Terra.

About these ads
Categorias: Sem categoria | Tags: , , , , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com. O tema Adventure Journal.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 509 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: